top of page
Bandeira_do_Ceará.svg.png

Ceará (CE)

278 veículos cadastrados na base de dados Atlas da Notícia

Mídia: (46 online / 188 rádio / 16 televisão / 28 impresso)

População: 9.240.580 habitantes - 184 municípios

aiimg (3).png
econordeste01.png

A Eco Nordeste é uma agência de conteúdo, formada por mulheres jornalistas com diversas habilidades, focada nas múltiplas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômica, ambiental, cultural, no Nordeste do Brasil, com respeito à diversidade, promoção da inclusão, destaque ao protagonismo juvenil e feminino, à cultura indígena, quilombola, cigana, dos povos sertanejos, serranos e litorâneos, bem como ao empreendedorismo responsável e às tecnologias sociais de convivência com as adversidades climáticas da região.

aiimg (6).png
header-negre-2500.png

O Site Negrê é um projeto idealizado como Trabalho de Conclusão do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), cujo encerramento ocorreu no dia 23 de outubro de 2018. O projeto nasceu nessa data e tem como fundadoras as jornalistas negras e cearenses Larissa Carvalho e Sara Sousa.

Como primeiro portal de notícias e mídia negra nordestina no Brasil, o Negrê tem como lema unir modos de ver, ser, sentir e escrever sobre questões raciais. 

zyro-image (20).png

O Bemdito é um espaço de informação, um hub de comunicação onde a notícia é refinada pela análise e pelo pensamento. Nosso conteúdo é fortemente opinativo e situado. Somos uma plataforma multimídia, ancorada em um site, com presença forte e conteúdo próprio nas redes sociais, e oferecemos um conteúdo diversificado em colunas de opinião, ensaios, reportagens especiais, produções autorais em audiovisual, além de uma gama de expressões artísticas, das artes visuais à literatura, inspiradas pelo propósito de experimentar linguagens e formatos

logo-ceara-criolo-CC_soloAsset-2_3x.png

O“Ceará Criolo” é um coletivo de comunicação que visa à ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Porque essa população negra precisa de um espaço qualificado de afirmação. De visibilidade. De debate honesto e inclusivo. De identificação. Um lugar de desconstrução de discursos pré-fabricados e cheios de preconceitos.

zyro-image (21).png

Um grupo de amigos, a necessidade de Paz e a vontade de dar e receber boas notícias. No início, ainda em 2006, a ideia ainda não era clara. Talvez aquele grupo de amigos fizesse um movimento, uma campanha ou um conjunto de ações temporárias. Mas não bastava. Quantas campanhas têm sido feitas em prol do meio ambiente, da ética, disso e daquilo, e esquecemos o assunto ao fim do projeto? Aos poucos, juntos, os amigos foram amadurecendo a ideia, para que fosse criado algo permanente. 

logo (2).png

O projeto Meus Sertões tem por objetivo descobrir e contar histórias relacionadas às 1.262 cidades do semiárido brasileiro. A região, que compreende dez estados desde novembro de 2017, tem cerca de 28 milhões de habitantes e 1.127.953 km² – aproximadamente três vezes o tamanho da Alemanha. Apesar de sua diversidade, costuma ser retratada de forma preconceituosa pelos meios de comunicação, com ênfase na seca, miséria e tragédia. Nossa proposta é mostrar todos os aspectos da vida sertaneja, debater questões cruciais e promover a cultura da região.

LOGO2.png

Projeto jornalistico que destaca a vida na comunidade, capital, estado, Brasil e mundo a fora nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, política, moda, gastronomia, entre outros temas. Editada diariamente, as publicações se notabilizam pelas absolutas isenções editorias e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

verminosos.png

O site Verminosos por Futebol, no ar desde 14/8/2012, aborda cultura, memória e lado B do futebol. Entenda: “verminoso” é um sinônimo cearense para louco ou fanático. em 2012 surgiu o Verminosos por Futebol, onde o factual ficaria em segundo plano. Em vez de notícias de jogos e treinos de clubes, a prioridade da mídia tradicional local, traríamos reportagens, perfis, entrevistas e histórias sobre cultura, memória e lado B do futebol.

cropped-lololl.jpg
cropped-lololl.jpg

O blog Escrivaninha é uma iniciativa que visa qualificar o debate sobre segurança pública a partir do estado do Ceará por meio de análises, notícias e reportagens que vão além do mero registro factual.

Contamos com sua leitura e colaboração nesse que é, certamente, um esforço coletivo e urgente em se tratando de um estado que já vem sofrendo há muitos anos com o incremento da violência letal e da criminalidade. 

zyro-image (23).png

Sou professora da UFC, doutora em Literatura em Língua Inglesa pela UFSC e, na definição de um troll, ingrata com o patriarcado. Neste bloguinho não acadêmico falo de feminismo, cinema, literatura, política, mídia, bichinhos de estimação, maridão, combate a preconceitos, chocolate, e o que mais me der na telha. Apareça sempre e sinta-se em casa.

zyro-image (24).png
zyro-image (24).png

A Revista Zuada! é o que é: um grito para o jornalismo – e, por isso, ela nasce com a proposta de ouvir. Ela será distribuída gratuitamente em cinco bairros de Fortaleza, a partir de bibliotecas comunitárias parceiras que nos acompanharam durante o processo de criação e produção. Em nossas páginas, está o fruto de um trabalho cooperativo, horizontal e inclusivo.

zyro-image (25).png

Pautamos histórias de mulheres, gênero e feminismos através do jornalismo e educação. Projeto vinculado ao curso de Jornalismo e às Pró-Reitorias de Cultura e Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

4ec1b7e2a35c9ffa20334aca44a704e23b201387 (1).jpg

Elas pesquisam é um podcast que compartilha pesquisas feitas com mulheres e por mulheres, e também debate temas atuais tanto da política como do mundo do entretenimento. Tudo isso com um olhar feminista e o humor típico das cearenses.

zyro-image (26).png

Podcast semanal sobre política cearense e sobre outras cositas más, comandado pelas jornalistas Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes. Toda terça-feira, um novo episódio.

ab6765630000ba8a0b14b76f8b5dd6a277be9c85.jpg

Criado em 2019 com a vontade de falar do estilo de vida e das tradições do Cariri, o Budejo hoje abrange os mais diversos temas, mas sempre sob o olhar de quatro caririenses. De política a entretenimento, de cultura nordestina a cultura pop, o programa leva aos seus ouvintes o sotaque desta região do sul do Ceará e a visão sertaneja sobre todos os temas que aborda.

zyro-image (27).png

Na década de 1960, Cococi, cidade localizada no sertão do Ceará, a cerca de 450 quilômetros da capital, Fortaleza, vivia o seu apogeu. Mas dez anos depois, uma sentença mudou o rumo não só do lugar, mas também dos quatro mil moradores. As Histórias não Contadas do Cococi faz um resgate do passado através de testemunhos pessoais para recontar a narrativa do local a partir de novas vozes.

1000x1000 (1).jpg

O Hebreu é um podcast nordestino, produzido por cearenses e se propõe como um espaço de encontro, reflexão e diálogo acerca das espiritualidades e religiões presentes no Brasil, abordando questões socioculturais de forma interseccional. Lidomar Nepomuceno, católico, antropólogo e Lia Girão, evangélica e socióloga, fazem a mediação dessas conversas que têm, quase sempre, o potencial de nos tirar da nossa zona de conforto, desnaturalizando fenômenos sociais, e isso em diálogo com convidades de diversas áreas do conhecimento, dentro e fora do ambiente acadêmico.

59193cea2ef61a5a97b4d412c8253e3545688f46.jpg

O Kilombas Podcast é uma inspiração do livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba. Grada nasceu em Lisboa, Portugal, e é uma teórica negra que reflete sobre memória, raça, gênero e pós-colonialismo em sua obra. A partir disso, pensamos neste espaço, nosso refúgio, nosso quilombo virtual, feito para que pudéssemos falar dos assuntos do nosso cotidiano, do que nos aflige como mulheres negras, além de oferecer um espaço de fala para convidados que estão dispostos a discutir sobre raça e gênero.

1000x1000 (2).jpg

Esse podcast é uma iniciativa que visa trazer especialistas para conversar sobre assuntos relacionados à sustentabilidade envolvendo a região nordeste.

zyro-image (28).png

Notícias e reflexões semanais sobre os assuntos em destaque do Nordeste, no Brasil, nos países da África e no mundo. Toda sexta-feira.

zyro-image (31).png

Três reinos fuleragem de três pessoas que tem pouco o que fazer. Venha se declarar, esculhambar ou se DESinformar com a gente.

zyro-image (30).png

Um podcast sem noção, sem futuro e sem compostura. Somos cinco cearenses morando na Inglaterra: Cintia, Brena, Thais, Taiana e Riviane. 

zyro-image (6).png

Podcast de insights em comunicação, com viés provocativo, informativo e consultivo. Para ouvir boas e sinceras histórias de personagens com algo relevante a dizer.

ab6765630000ba8aabc02c40646633720b2377af.jpg

Feito por dois avatares bissexuais: Becky Cunha e Zé Henrique. Em busca da tão sonhada visibilidade, usam de muito humor e de suas próprias vivências para falar sobre as delícias agridoces de suas jornadas como bissexuais, além de falar de cultura pop e encher a bandeira rosa, roxa e azul de toda purpurina do arco-íris LGBTQIA+.

bottom of page