top of page
Bandeira_de_Pernambuco.svg.png

Pernambuco (PE)

271 veículos cadastrados na base de dados Atlas da Notícia

Mídia: (85 online / 132 rádio / 23 televisão / 31 impresso)

População: 9.674.793 habitantes - 185 municípios

aiimg (3).png
logo-mz.png

A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Em um cenário de concentração de mídia e perda de credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, como vem ocorrendo no Brasil, a Marco Zero aposta na produção de reportagens e conteúdos que exponham as relações de poder, dando destaque a temas de interesse público invisibilizados pela mídia corporativa. 

aiimg (6).png
c290e0_48eac2e3cde34e3b8b8de56ef19d3a6d_mv2.png

Um laboratório de jornalismo, criado por comunicadores do Nordeste, que se propõem a trazer o protagonismo as narrativas da região a partir de um ponto de vista questionador. A Retruco acredita na diversidade de contextos para a construção do todo. Nosso time é composto por cineastas, jornalistas e designers onde juntos operam, decidem e estrategizam iniciativas criativas e de negócios do grupo. 

zyro-image (14).png

Alma Preta

(Sucursal Recife)

A Alma Preta é uma agência de jornalismo especializada na temática racial. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Em nosso site e redes sociais você encontra reportagens, análises, coberturas de eventos, artigos opinativos e demais conteúdos jornalísticos em formato textual e audiovisual.

card.jpg

Chegou a hora de escrevermos a nossa própria história. De sermos os personagens principais. Os sujeitos da oração. Hora de deixarmos os erros dos outros para trás. Assim surgiu a ideia de colocar no ar o #NE45 —  o maior portal de conteúdo jornalístico e analítico sobre o futebol do Nordeste. Projeto que nasce a partir de quatro eixos: Jornalismo;

IndependênciaFutebol e Nordeste. São eixos, pilares e bandeiras. O que acreditamos e o que amamos.

logo-site-afoitas-jornalismo-pb.png

O portal Afoitas é um projeto de jornalismo independente, encabeçado por mulheres negras e nordestinas atentas às narrativas indígenas e de pessoas trans. Existimos desde 2018 com o objetivo de enegrecer e construir um caminho mais diverso dentro da comunicação, fortalecendo as pautas de raça, gênero e dos Direitos Humanos, especialmente no que tange à população negra, indígena e quilombola.  

zyro-image (15).png

O laboratório de pesquisa Observatório da Vida Agreste (OVA) foi criado em 2016, no Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, e está associado ao curso de Comunicação Social. A proposta do laboratório é, a partir do contexto sociocultural do Agreste Pernambuco, realizar atividades de pesquisa e extensão. O OVA é um fórum permanente de pesquisa e debate acerca de questões como territorialidade, modernidade e regionalidade, buscando superar falsas dicotomias e enxergando sempre um global/local carregado de elementos contemporâneos, identidades múltiplas, intertextualidade, hibridez, desconstrução e pluralidade.

channels4_profile.jpg

Com a intenção de criar um portal que pudesse mostrar o que acontece na comunidade e dar a devida visibilidade aos moradores, desfazendo o retrato manchado da periferia, apresentado pela mídia tradicional, as equipes do Sargento Atitude, Correndo na Linha, Sargento Futebol Clube e o Sargento em Folia, se uniram a outros moradores e, através disso, outros projetos como Muda Sargento, Alfabetiza Sargento e Sargento em Movimento foram tirados do papel.

A equipe, – na sua maioria, jovem – é formada por pessoas que lutam por quebrar barreiras sociais, se esforçando por elaborarem projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural.

logo-acaua.jpg

O Coletivo Acauã é um coletivo de jornalismo independente com base no sertão e no agreste de Pernambuco. O nosso propósito é trabalhar e fortalecer o jornalismo local, preenchendo lacunas noticiosas em municípios considerados desertos ou quase desertos de notícias, com pouca ou nenhuma cobertura de imprensa local. Com o nosso trabalho, pretendemos construir uma cobertura jornalística alternativa, cujo objetivo principal é melhorar a produção e difusão de informações sobre e para os municípios onde atuaremos.

5fa3e48e2049293903c144f1e43eb0f5.jpeg

A Revista O Grito! é uma publicação jornalística online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Temos atualização diária com notícias, resenhas/críticas, entrevistas e reportagens especiais.

Captura de tela 2022-09-20 210822.jpg

Jornalista, professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE). Tem como temas de interesse mídia, infoentretenimento, visibilidade, pobreza, sociologia do consumo

1000x1000.jpg

O É Noisy nasceu da necessidade de mostrar as histórias das pessoas que fazem acontecer no Nordeste. Aqui tem histórias arretadas! Assuntos jogados fora e conversas sérias sobre culturas, economia, política e zoação!

Captura de tela 2022-09-20 211719.jpg

Catolé é uma newsletter quinzenal para falar sobre jornalismo, dados públicos e transparência em Pernambuco, escrita por Paulo Veras. Na Catolé, você vai encontrar reportagens, dicas e entrevistas sobre esses temas. Ela é parte de um esforço pessoal de estimular a saída do jornalismo de dados do eixo Rio-São Paulo e dar a ele um sotaque nordestino, usando essas ferramentas para falar de Pernambuco.

Foto 1.png

O projeto é coordenado pelas professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges e conta com a participação direta de estudantes em todas as etapas de produção. O projeto adapta obras literárias de autores nordestinos exigidas no Enem e em outros vestibulares para o antigo formato das radionovelas, veiculando-as, tanto em seu meio tradicional, o rádio, quanto em plataformas online. 

zyro-image (33).png

Noticias do Brasil, do Nordeste e do Sertão de Pernambuco.

500x500 (2).jpg

O podcast da pseudo-intelectualidade cirandística de esquerda do Recife.

zyro-image (18).png

Podcast pernambucano falando sobre grandes pessoas e histórias da terra do mais altos coqueiros!! Junto com Junior Candeias e Rafael Lisan, seja bem vindo para conhecer ou debater sobre essa terra incrível.

ab6765630000ba8a2b7ac2e2a9db687ce83f213e.jpg

Podcast de análise e opinião sobre os fatos mais importantes da semana pela equipe de Marco Zero Conteúdo, coletivo de jornalismo independente e investigativo do Recife

5b6b31968631995967838be875a6fe6ee83ce2ea.jpg

Diálogos abertos com essa voz traiçoeira para serem ouvidos sem julgamentos e com muita empatia. O Chá com a Impostora é seu espaço quinzenal para compartilhar vulnerabilidades com leveza.

zyro-image (19).png

A informação na palma da sua mão! 

O Jornalismo de Bolso é apresentado pelos jornalistas Daniela Batista e Matheus Antunes.

ab6765630000ba8a6428a5210b5effdeccea58ba.jpg

Sertanejas inventivas, curiosas e desenroladas falando (muito) sobre tudo quanto é coisa.

EzYPzd3X0AQSCZP.jpg

Podcast narrativo sobre cultura com temáticas de trajetórias de vidas de pessoas de Pernambuco e também casos que marcaram a região. Uma produção da Rádio Cordel UFPE (Caruaru).

ab6765630000ba8aed0dd5fecad0726725e37528__1_-removebg-preview_edited.png

O Podcast Embrazado é um espaço de diálogo dedicado às culturas periféricas do Brasil. A cada 15 dias os pesquisadores GG Albuquerque e Igor Marques debatem sobre temas que emergem do cotidiano das favelas brasileiras, indicando lançamentos relevantes, realizando entrevistas e análises de discos.

diadorim_logo.png

A Diadorim é uma agência de jornalismo independente, sem fins lucrativos, engajada na promoção dos direitos da população LGBTI+. Nosso trabalho é pautado pela democratização da informação, com objetividade e transparência. Com um pé em São Paulo e outro em Pernambuco, nascemos para contar as histórias da nossa comunidade, fiscalizar o poder público, denunciar violências e promover um debate plural e crítico. 

bottom of page