top of page
aiimg (3).png
Bandeira_do_Ceará.svg.png

CEARÁ (CE) 

econordeste01.png

A Eco Nordeste é uma agência de conteúdo, formada por mulheres jornalistas com diversas habilidades, focada nas múltiplas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômica, ambiental, cultural, no Nordeste do Brasil, com respeito à diversidade, promoção da inclusão, destaque ao protagonismo juvenil e feminino, à cultura indígena, quilombola, cigana, dos povos sertanejos, serranos e litorâneos, bem como ao empreendedorismo responsável e às tecnologias sociais de convivência com as adversidades climáticas da região.

aiimg (6).png
header-negre-2500.png

O Site Negrê é um projeto idealizado como Trabalho de Conclusão do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), cujo encerramento ocorreu no dia 23 de outubro de 2018. O projeto nasceu nessa data e tem como fundadoras as jornalistas negras e cearenses Larissa Carvalho e Sara Sousa.

Como primeiro portal de notícias e mídia negra nordestina no Brasil, o Negrê tem como lema unir modos de ver, ser, sentir e escrever sobre questões raciais. 

zyro-image (20).png

O Bemdito é um espaço de informação, um hub de comunicação onde a notícia é refinada pela análise e pelo pensamento. Nosso conteúdo é fortemente opinativo e situado. Somos uma plataforma multimídia, ancorada em um site, com presença forte e conteúdo próprio nas redes sociais, e oferecemos um conteúdo diversificado em colunas de opinião, ensaios, reportagens especiais, produções autorais em audiovisual, além de uma gama de expressões artísticas, das artes visuais à literatura, inspiradas pelo propósito de experimentar linguagens e formatos

logo-ceara-criolo-CC_soloAsset-2_3x.png

O“Ceará Criolo” é um coletivo de comunicação que visa à ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Porque essa população negra precisa de um espaço qualificado de afirmação. De visibilidade. De debate honesto e inclusivo. De identificação. Um lugar de desconstrução de discursos pré-fabricados e cheios de preconceitos.

zyro-image (21).png

Um grupo de amigos, a necessidade de Paz e a vontade de dar e receber boas notícias. No início, ainda em 2006, a ideia ainda não era clara. Talvez aquele grupo de amigos fizesse um movimento, uma campanha ou um conjunto de ações temporárias. Mas não bastava. Quantas campanhas têm sido feitas em prol do meio ambiente, da ética, disso e daquilo, e esquecemos o assunto ao fim do projeto? Aos poucos, juntos, os amigos foram amadurecendo a ideia, para que fosse criado algo permanente. 

logo (2).png

O projeto Meus Sertões tem por objetivo descobrir e contar histórias relacionadas às 1.262 cidades do semiárido brasileiro. A região, que compreende dez estados desde novembro de 2017, tem cerca de 28 milhões de habitantes e 1.127.953 km² – aproximadamente três vezes o tamanho da Alemanha. Apesar de sua diversidade, costuma ser retratada de forma preconceituosa pelos meios de comunicação, com ênfase na seca, miséria e tragédia. Nossa proposta é mostrar todos os aspectos da vida sertaneja, debater questões cruciais e promover a cultura da região.

LOGO2.png

Projeto jornalistico que destaca a vida na comunidade, capital, estado, Brasil e mundo a fora nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, política, moda, gastronomia, entre outros temas. Editada diariamente, as publicações se notabilizam pelas absolutas isenções editorias e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

verminosos.png

O site Verminosos por Futebol, no ar desde 14/8/2012, aborda cultura, memória e lado B do futebol. Entenda: “verminoso” é um sinônimo cearense para louco ou fanático. em 2012 surgiu o Verminosos por Futebol, onde o factual ficaria em segundo plano. Em vez de notícias de jogos e treinos de clubes, a prioridade da mídia tradicional local, traríamos reportagens, perfis, entrevistas e histórias sobre cultura, memória e lado B do futebol.

aiimg (3).png
Bandeira_de_Pernambuco.svg.png

PERNAMBUCO (PE) 

logo-mz.png

A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Em um cenário de concentração de mídia e perda de credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, como vem ocorrendo no Brasil, a Marco Zero aposta na produção de reportagens e conteúdos que exponham as relações de poder, dando destaque a temas de interesse público invisibilizados pela mídia corporativa. 

aiimg (6).png
c290e0_48eac2e3cde34e3b8b8de56ef19d3a6d_mv2.png

 Um laboratório de jornalismo, criado por comunicadores do Nordeste, que se propõem a trazer o protagonismo as narrativas da região a partir de um ponto de vista questionador. A Retruco acredita na diversidade de contextos para a construção do todo. Nosso time é composto por cineastas, jornalistas e designers onde juntos operam, decidem e estrategizam iniciativas criativas e de negócios do grupo. 

zyro-image (14).png

Alma Preta

(Sucursal Recife)

A Alma Preta é uma agência de jornalismo especializada na temática racial. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Em nosso site e redes sociais você encontra reportagens, análises, coberturas de eventos, artigos opinativos e demais conteúdos jornalísticos em formato textual e audiovisual.

card.jpg

Chegou a hora de escrevermos a nossa própria história. De sermos os personagens principais. Os sujeitos da oração. Hora de deixarmos os erros dos outros para trás. Assim surgiu a ideia de colocar no ar o #NE45 —  o maior portal de conteúdo jornalístico e analítico sobre o futebol do Nordeste. Projeto que nasce a partir de quatro eixos: Jornalismo;

IndependênciaFutebol e Nordeste. São eixos, pilares e bandeiras. O que acreditamos e o que amamos.

logo-site-afoitas-jornalismo-pb.png

O portal Afoitas é um projeto de jornalismo independente, encabeçado por mulheres negras e nordestinas atentas às narrativas indígenas e de pessoas trans. Existimos desde 2018 com o objetivo de enegrecer e construir um caminho mais diverso dentro da comunicação, fortalecendo as pautas de raça, gênero e dos Direitos Humanos, especialmente no que tange à população negra, indígena e quilombola.  

zyro-image (15).png

O laboratório de pesquisa Observatório da Vida Agreste (OVA) foi criado em 2016, no Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, e está associado ao curso de Comunicação Social. A proposta do laboratório é, a partir do contexto sociocultural do Agreste Pernambuco, realizar atividades de pesquisa e extensão. O OVA é um fórum permanente de pesquisa e debate acerca de questões como territorialidade, modernidade e regionalidade, buscando superar falsas dicotomias e enxergando sempre um global/local carregado de elementos contemporâneos, identidades múltiplas, intertextualidade, hibridez, desconstrução e pluralidade.

channels4_profile.jpg

Com a intenção de criar um portal que pudesse mostrar o que acontece na comunidade e dar a devida visibilidade aos moradores, desfazendo o retrato manchado da periferia, apresentado pela mídia tradicional, as equipes do Sargento Atitude, Correndo na Linha, Sargento Futebol Clube e o Sargento em Folia, se uniram a outros moradores e, através disso, outros projetos como Muda Sargento, Alfabetiza Sargento e Sargento em Movimento foram tirados do papel.

A equipe, – na sua maioria, jovem – é formada por pessoas que lutam por quebrar barreiras sociais, se esforçando por elaborarem projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural.

logo-acaua.jpg

O Coletivo Acauã é um coletivo de jornalismo independente com base no sertão e no agreste de Pernambuco. O nosso propósito é trabalhar e fortalecer o jornalismo local, preenchendo lacunas noticiosas em municípios considerados desertos ou quase desertos de notícias, com pouca ou nenhuma cobertura de imprensa local. Com o nosso trabalho, pretendemos construir uma cobertura jornalística alternativa, cujo objetivo principal é melhorar a produção e difusão de informações sobre e para os municípios onde atuaremos.

A Diadorim é uma agência de jornalismo independente, sem fins lucrativos, engajada na promoção dos direitos da população LGBTI+. Nosso trabalho é pautado pela democratização da informação, com objetividade e transparência. Com um pé em São Paulo e outro em Pernambuco, nascemos para contar as histórias da nossa comunidade, fiscalizar o poder público, denunciar violências e promover um debate plural e crítico. Somos uma entre tantas vozes, e nosso objetivo é criar uma rede ampla de colaboradores, a partir de múltiplos olhares e experiências.

diadorim_logo.png
aiimg (3).png
bandeira-de-alagoas-brasil-é-um-dos-estados-ilustração-d-131904186.jpg

ALAGOAS (AL)

Logotipo-Agência-Tatu-Vertical-Roxo-1-1.png

Contar histórias usando dados: foi com esse objetivo que nasceu a Agência Tatu de Jornalismo de Dados, um sonho de três estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas que se tornou realidade em 25 de abril de 2017, após meses de estudos e pesquisas para fundar o que viria a ser o primeiro veículo especializado em Jornalismo de Dados do Nordeste.

aiimg (6).png
zyro-image (1).png

Fundado em 2 de maio de 2011, o Repórter Nordeste divulga informações da região e da política e economia nacionais, com análises de conteúdos, sugestões de debates, entretenimento, informações em primeira mão.

Design-sem-nome.png

Em que pese todos os nossos questionamentos durante os primeiros passos, foi consonante o objetivo de elaborar uma plataforma multimidiática sem fins lucrativos voltada a reportagens especiais e investigativas, com independência editorial. Nossos princípios são delineados a partir de um tripé de responsabilidade composto pelos compromissos com a sociedade, com o jornalismo, e com nossas próprias condições de trabalho. 

logo-eufemea-final.jpg

Primeiro portal de conteúdo feminino do Nordeste. Produzimos notícias sobre mulheres e para mulheres.

Ativo-3.png

O Olhos Jornalismo é um coletivo de mídia independente em Alagoas que busca amplificar as vidas e os fatos dos que são colocados à margem. Fundado em março de 2020, todo o conteúdo é baseado na tríade da defesa aos direitos humanos, pluralidade e independência editorial. O foco é realizar coberturas relevantes e trazer temas urgentes à sociedade alagoana.

93df8ede4fe5fd4e10f3b1034eb44fd2.jpg

O ACTA é um canal de notícias multiplataforma, lançado em 2019, com o objetivo de levar à sociedade pautas de interesse público, de forma clara, precisa e no menor tempo possível, zelando sempre pela qualidade da informação. Seus fundadores são jornalistas das mais diversas áreas e com passagem pelos principais veículos de comunicação de Alagoas. 

logo-header-2048x744.png

Um espaço que informa, mas também explica os acontecimentos em Segurança Pública, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania. O Ponto de Análise é formado por Mariane Rodrigues, pelos especialistas consultados e pelos personagens, cujas histórias serão contadas, de forma respeitosa e humana.

aiimg (3).png
bandeira-do-maranhao-estado-4_edited_edited.jpg

MARANHÃO (MA)

aiimg (6).png
aiimg (6).png
aiimg (6).png

A Agência Tambor é um veículo de comunicação da cidade de São Luís do Maranhão, multiplataforma, dedicado ao webjornalismo.

aiimg (6).png
O-Pedreirense-branco.png

Portal de notícias idealizado para realizar uma cobertura jornalística diária para a região do Médio Mearim com jornalismo profissional, montando uma redação com sede em Pedreiras/MA e como meta de não limitar as suas fronteiras nos assuntos de interesse nacional.

download.png

Plataforma de fact-checking que conta com a colaboração de checadores voluntários. Trata-se do piloto de um modelo de verificação descentralizado e baseado na produção coletiva de usuários que não precisam ser necessariamente jornalistas ou profissionais da comunicação.

cropped-buliçoso-site-1-1024x205-1.png

Página que nasceu arreliada, inquieta diante da abordagem reducionista em certo modo de noticiar praticado em larga escala. Interpretar, checar e ir além dos fatos. É esse o nosso propósito. Quem fica parado não é post!

b6af24_071177bf4f6a45a1827bab1ad8114d08_mv2.png

A Campanha Rumbora Marocar tem como propósito contribuir na conscientização dos eleitores no exercício de seus direitos políticos pelo voto, de modo a instruí-los para uma participação ativa, pública, efetiva e hierarquicamente transversal.

cropped-icon-2500x2500-1.png

Grupo de jornalistas jovens, independentes e preocupados com a justiça social. Cobrimos assuntos de interesse público do estado do Maranhão. Escrevemos sem amarras políticas ou econômicas e não há hierarquia entre nós – nosso projeto é coletivo.

aiimg (3).png
1200px-Bandeira_do_Piauí.svg.png

PIAUÍ (PI)

aiimg (9).png

A COAR é uma iniciativa genuinamente nordestina, jornalística e educativa de Debunking e Fact-checking. Também é um dos parceiros da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

811585_6942a72e43b8434ba3f933d5c0f97c57_mv2.jpg

Nascemos como Malamanhadas Podcast e nos tornamos uma produtora. Queremos incentivar a produção de podcasts nordestinos. Somos apaixonadas por podcasts e acreditamos que o podcast é uma ferramenta importante para a criação de narrativas únicas.

unnamed.jpg

Plataforma de comunicação popular e colaborativa, que ousa sonhar-fazer uma comunicação de liberte as potências emancipatórias, dialógicas, plurais e decoloniais da informação. Somos da Chapa do Corisco, morada de muitos povos indígenas e quilombolas. 

aiimg (3).png
2000px-Bandeira_da_Paraíba.svg.png

PARAÍBA (PB)

zyro-image (4).png

O projeto Paraíba Feminina é idealizado e realizado Taty Valéria, com o apoio e colaboração de Márcia Marques, ambas jornalistas graduadas pela Universidade Estadual da Paraíba. Nele, a bandeira principal é denunciar os desmandos das minorias e dar holofote a quem precisa e necessidade de ser valorizado neste sociedade tão injusta. A nossa essência se define em mudar a cultura existente. Ou pelo menos tentar. O objetivo principal é fazer com as pessoas comecem a refletir, que exercitem o pensamento crítico em detrimento do senso comum. Que possam enxergar que as diferenças entre as pessoas não diminuem quem elas são.

aiimg (3).png
Bandeira_da_Bahia.svg.png

BAHIA (BA)

zyro-image (7).png

A Revista Afirmativa é um veículo multimídia de mídia negra. Rompemos com o discurso de pretensa imparcialidade pregado pela grande mídia, tradicionalmente racista, machista e heteronormativa, e já no slogan declaramos nosso lugar de fala: Somos nós, falando de nós, para todo mundo. Todo veículo de comunicação possui orientações políticas, negar este fato faz parte das estratégias dos veículos conservadores pela manutenção do poderes que representam.

aiimg (6).png
zyro-image (10).png

O dia 17 de agosto é um marco de dignidade e cidadania na imprensa baiana. Há 91 anos, nos salões da Associação Tipográfica Baiana, 73 jornalistas instalaram, em Salvador, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), cuja trajetória está incorporada na história da Bahia. Os fatos mais relevantes ocorridos em nosso Estado, de alguma forma, passaram pela entidade, que acompanha permanentemente as transformações sociais, políticas e econômicas da Bahia e do País.

zyro-image (11).png

O Conquista Repórter é um veículo jornalístico independente baiano que surgiu a partir da inquietação de três jovens jornalistas: Afonso Ribas, Karina Costa e Victória Lôbo. Após a graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, a entrada no mercado de trabalho nos fez despertar para a necessidade de empreender e, assim, contribuir para a melhoria do jornalismo local.

O site surge como um contraponto ao jornalismo diário de notícias mais curtas, apuração limitada pelo tempo exíguo e padronização visual. Daí o porquê apresentam-se aqui reportagens mais longas, fruto de uma apuração mais demorada e de uma pluralidade de fontes, bem como a apresentação do conteúdo de forma mais diversificada, com a experimentação mais livre de diferentes formatos (texto, vídeo, foto, infográfico, etc). A preocupação com a ética foi o elemento basilar e condutor dos trabalhos, em uma busca constante pela proximidade com a veracidade dos fatos e uma maneira de demonstrar respeito às histórias das fontes e suas decisões e pela responsabilidade com a informação divulgada ao público.

cropped-Horizontal-300x86.png

O Encontre o Conselho é um especial multimídia que reúne e organiza, em um repositório digital, as informações necessárias para facilitar o acesso dos cidadãos de Vitória da Conquista aos conselhos municipais de políticas públicas, reconhecendo-os enquanto órgãos fundamentais para o controle social e a participação popular na gestão do município. A proposta surgiu a partir de uma provocação do Conselho Editorial do Conquista Repórter, que colocou em pauta, durante uma reunião on-line, a falta de visibilidade dos conselhos municipais e também a tentativa da administração municipal de sucatear esses órgãos fiscalizatórios e autônomos. 

avoador_self.png
aiimg (3).png
bandeira-rio-grande-do-norte.png

RIO GRANDE DO NORTE (RN)

aiimg (6).png
saibamais_white-1_edited.png

Uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. 

aiimg (3).png
Bandeira_de_Sergipe.svg.png

SERGIPE (SE)

aiimg (6).png
InfoSF-Logo-Horiz-Font-Preto-B.png

O InfoSãoFrancisco é um projeto da Sociedade Canoa de Tolda, objetivando disponibilizar um veículo de notícias e informações utilizando dados e cartografia interativa tendo como interesse o panorama socioambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O InfoSãoFrancisco é formado e gerido por sua equipe de voluntários que, além da produção do conteúdo do site coordena a Rede InfoSãoFrancisco de geojornalistas atuantes na Bacia do São Francisco e em outras regiões do país e do mundo.

aiimg (6).png
cropped-logo-site-1 (1).png

A Agência Mangue de Jornalismo é produto do Centro de Estudos em Jornalismo e Cultura - Cirigype, uma associação sem fins lucrativos que busca realizar um jornalismo de qualidade e independente. Trata-se de uma organização da sociedade civil, sem qualquer vinculação político-partidária, sediada em Aracaju, Sergipe, Nordeste do Brasil, movida para promover o jornalismo como lugar de debate no interesse público, com participação democrática, que prima pela rigorosa apuração, busca da verdade no relato dos acontecimentos e precisa apresentação do conteúdo jornalístico.

bottom of page